Orquídea azul

Orquídea azul

orquidea-phalaenopsis-azul
orquidea-phalaenopsis-azul

Orquídea azul é uma espécie rara de orquídea, muito famosa e diferente no universo das orquídeas. No entanto, flores na cor azul são impossíveis de nascer naturalmente nas orquídeas. Então, como essa orquídea é azul?

Phalaenopsis Blue Mystic é o resultado do processo de manipulação química. Que é onde se injeta tinta azul em orquídeas brancas, se tornando então uma orquídea azul.

A tinta é injetada antes de germinar a semente, sendo então absorvida graças à raiz de superfície esponjosa. Essa tinta faz com que as flores nasçam azuis, mas não é tóxica para a planta.

Além disso, também é possível injetar a tinta no caule, que dará o mesmo resultado.

Essa técnica já foi usada em outras plantas, para que tivesse outras belas orquídeas.

Mas a que melhor se adaptou e a que é comercializada é a Phalaenopsis.

Contudo, não se pode considerá-la um híbrido, pois ela não é um resultado de vários cruzamentos, e sim uma espécie em que é injetada a nova coloração.

Portanto, são muitas curiosidades que pode-se descobrir sobre as orquídeas azuis.

Mito da orquídea azul

Existe um mito da orquídea azul que muitas então vezes não é esclarecido aos compradores e cultivadores da flor.

Apesar do processo de manipulação que injeta tinta azul, com o passar do tempo então, a orquídea absorve toda a tinta.

Portanto, isso faz com que nas florações seguintes, as flores comecem a florescer com a sua cor branca original.

orquideas-azul
orquídeas-azul

Isso pode ser frustrante para quem compra a phalaenopsis azul achando que ela sempre dará as belíssimas flores azuis, principalmente por que a Blue Mystic, apesar de ser uma espécie normal de orquídea branca, é vendida com um valor muito superior as normais.

Por isso, normalmente a muda é vendida com um folheto explicativo junto, que avisa que a flor perderá a cor aos poucos com o passar das florações.

Então, duram cerca de 30 dias, e é importante sempre observar se na venda a muda vem com esse folheto.

E também saber que como se trata de absorção, nem todas as orquídeas azuis terão a mesma cor, cada uma absorve a quantidade de tinta que consegue.

DESCUBRA COMO TER ORQUÍDEAS LINDAS E SAUDÁVEIS EM MENOS DE 1 MÊS.

Como cuidar dessa orquídea?

Como cuidar de orquídea azul? Apesar de ser uma espécie diferente e que passa por um processo de manipulação incomum, as orquídeas azuis possuem cuidados bem parecidos com o restante das orquídeas, mudando pequenas coisas.

Por exemplo, por conta da manipulação, essa orquídea desidrata muito rapidamente, o que exige regas frequentes e abundantes, em média de duas a três vezes na semana.

A adubação também deve ser feita frequentemente e rigorosamente, o ideal é de quinze em quinze dias para que a flor receba sempre os nutrientes necessários.

orquidea-azul-verdadeira
orquídea-azul-verdadeira

O local onde a orquídea ficará é um fator que influencia bastante no desenvolvimento da planta. Portanto, ela deve receber boa luminosidade durante a manhã e sombra durante a tarde, e também ter uma boa circulação de ar.

A orquídea azul é uma flor belíssima, encantadora e chamativa, por isso é rara.

Portanto, deve ser sempre muito bem cuidada com dedicação e amor. Apesar de não produzir flores azuis para sempre, isso não afeta a sua beleza e elegância.

orquídea azul

One Reply on “Orquídea azul”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *